BLOG
BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

Laser de CO2 fracionado - NOSSA AGENDA DE AGOSTO
Estaremos realizando o " dia do laser " na clínica na Data : 25 DE AGOSTO
Reserve esta data !! Agende uma visita com antecedência para maiores detalhes deste tratamento!



Saiba mais sobre os benefícios do tratamento com o LASER DE CO2!

A execução é programada pelo médico que escolhe parâmetros na máquina de acordo com a indicação clinica de tratamento e o tipo de pele de cada paciente e um computador no aparelho irá determinar a exata profundidade da penetração do laser na pele.

Uma "luz guia" indica o local onde o laser atingirá a superfície cutânea na qual, imediatamente, forma-se uma crosticula, devido ao ressecamento dos tecidos atingidos.






O laser de CO2 apresenta grande afinidade pela água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e destruição do tecido.

No caso do laser CO2 Fracionado, o laser é disparado em vários "microfeixes", ou seja, vários raios, e não somente um de forma intensa e ininterrupta






Desta forma, os feixes de laser não atingem a pele em sua totalidade, deixando pequenos fragmentos intactos.

Estes "pedacinhos" de pele que não receberam a luz do laser ajudam a regenerar a pele de modo a estimular a produção do colágeno na região tratada.





Com isso, pequenas partes da pele que não são atingidas, vão auxiliar e facilitar o processo de cicatrização das demais. Esses fragmentos intactos de pele atuam como pontes que ajudam na reestruturação do tecido de forma muito mais rápida.

Além disso, esse laser aquece as camadas mais  profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno e contração da mesma, o que provoca uma diminuição da flacidez.

O laser CO2 fracionado é um instrumento que atua na luta contra os sinais cutâneos do envelhecimento, permitindo uma dermoabrasão de profundidade rigorosamente controlada.

O tratamento com o laser Co2 fracionado tem um curto downtime - tempo de recuperação - indo de três a sete dias.

Além disso, ao fazer o tratamento com laser CO2 fracionado, não é preciso se afastar do trabalho, podendo seguir as atividades rotineiras normalmente.

De todos os procedimentos utilizados para o tratamento do envelhecimento cutâneo, o que traz melhor resultado no que diz respeito às rugas e manchas da pele é o "resurfacing" com laser, que significa formar uma nova superfície através da utilização do laser.

Devido às suas características de reestruturação do tecido e estímulo de colágeno, o laser CO2 Fracionado possui diversas indicações, entre elas:


- tratamento de estrias,
- tratamento de rugas da face
- rejuvenescimento de face, pescoço e colo
- tratamento das cicatrizes de acne
- tratamento da flacidez da pele
- tratamento de manchas e rejuvenescimento de mãos e antebraços.
- tratamento de manchas senis resultantes dos raios solares,
- tratamento de poros dilatados na face
- tratamento de manchas e melanoses na face.


Para atingir os resultados esperados, devem ser realizadas de três a seis sessões, em média, variando caso a caso.

A sessão tem duração aproximada de 20 a 45 minutos, dependendo da área corporal tratada. O equipamento tem seus parâmetros programados por médico responsável, que manipula o aparelho.

É importante dizer que o intervalo entre as sessões varia de no mínimo duas semanas, sendo comum esperar até 6 semanas para uma nova sessão.

Os resultados são visíveis a partir da primeira sessão, quando se percebe a diminuição dos poros. Neste momento, é possível observar uma significativa melhora das rugas finas e médias, rugas na
testa, rugas nos contornos de lábios (código de barras) e rugas perioculares (pés de galinha) .

No caso de rugas profundas, flacidez da pele e estrias, os resultados aparecem mais nitidamente após 3 a 6 meses da primeira sessão.

Logo nos primeiros dias, a pele pode tomar uma tonalidade rósea e apresentar um leve inchaço, que é comum nas primeiras 24h.

Alguns cuidados devem ser tomados após o tratamento com laser Co2 Fracionado, como evitar a exposição solar nos próximos 15 dias seguintes, utilizar filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB, de modo a evitar o surgimento de manchas.

Recomenda- se usar compressas geladas para o alívio do possível ardor na região, fazer a hidratação com cremes hidratantes específicos e devidamente prescritos pelo médico responsável.

No tratamento visando o rejuvenescimento, o laser CO2 propicia uma renovação celular e formação de novo colágeno na derme. A pele da região tratada permanece contraida por aproximadamente 14
dias, tempo em que vai ser estimulada pelo organismo a produção de neo-colágeno, bem como ocorrerá a reorganização da derme.




Após o tratamento de rejuvenescimento facial com laser co2 fracionado é possível perceber ainda nos primeiros dias a formação de edema e de uma pequena crosta ou crosticulas, que descamam nos proximos quatro dias.

O rejuvenescimento facial com laser CO2 fracionado vai ficando evidente em até seis meses, quando
estará formado o novo colágeno e um novo tecido celular, revelando uma pele rósea, lisa e brilhante.

Pode ser realizado com intuito de melhorar o colageno da pele e elasticidade, reduzindo os poros e deixando a cútis mais viçosa, de acordo com a indicação médica a partir dos 35 a 40 anos de idade, principalmente para evitar os sulcos mais profundos e a flacidez que vão surgindo ao longo do envelhecimento. Na faixa de idade após os 50 anos também observa- se excelente resultado através do ressurfacing, com melhora dos sulcos e da elasticidade da pele tanto de face, quanto de pescoço e colo.

Nos primeiros dias após o tratamento de rejuvenescimento facial pode ocorrer a sensação de discreto desconforto, como ardência suave, o que será aliviado com as recomendações médicas e com uso de cosméticos específicos, deixando o procedimento bem tolerado pelos pacientes.

No tratamento estrias, o laser fracionado CO2  determina a remodelagem do colágeno existente e estímulo de novo, melhorando o aspecto das mesmas, principalmente se forem estrias recentes, que possuem coloração vermelhinhas ou violáceas.

As estrias são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele, que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É mais comum nos períodos de gravidez, nos adolescentes de ambos os sexos na época do estirão da puberdade e em obesos em virtude do ganho
rápido de peso.

 Durante a puberdade, os (as)  jovens podem apresentar estrias, em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida, que quando tratadas em tempo hábil ainda na fase em que estão vermelhas ou violáceas, possuem melhor resultado estético com o tratamento.


No tratamento das cicatrizes de acne, o laser de CO2 também tem excelentes resultados.  O Laser CO2 Fracionado é uma das melhores opções para tratar as cicatrizes de acne. O tratamento permite deixá-las mais finas e com um aspecto mais brando, suavizando o aspecto dos furinhos na pele.


O laser CO2 Fracionado é contraindicado em gestantes, pessoas em tratamento com uso de isotretinoína, herpes em atividade e, em qualquer paciente com sensibilidade à luz, como Lúpus e
Pênfigo. Não é indicado para pessoas em fase de tratamento imunossupressor, tais como quimioterapia e radioterapia e pacientes que apresentarem lesões pigmentares suspeitas de câncer de pele.

Lembro da importância de sempre procurar uma avaliação médica antes de qualquer tratamento para orientações e esclarecimentos.

Todo o procedimento com o Laser de CO2 Fracionado deve ser realizado por um profissional médico experiente e familiarizado com o equipamento a ser operado.

Para maiores informaçoes, procure sempre um dermatologista... Seu melhor aliado no cuidado da sua pele!


Até breve,

Dra. Patricia Craveiro

0 Comentários