BLOG
BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

A regra do " ABCDE " ajuda bastante na análise das pintas da nossa pele, inclusive, levanta a suspeita para diagnosticar um câncer de pele.

O AUTO-EXAME da pele periodicamente é aconselhado, pois muitas vezes, é através da observação da própria pele que os pacientes verificam alguma anormalidade, como uma pintinha nova que surgiu ou um sinalzinho que mudou suas características, e desta forma, motivam a procura da consulta dermatológica.

Vamos praticar ...

A- Assimetria: avaliar se a lesão é proporcional nos seus eixos. O eixo assimétrico é indício de lesão suspeita !

B - Bordas: avaliar o contorno de uma lesão. As bordas irregulares são suspeitas!

C - Cor: avaliar o número de cores de uma lesão. Apresentar múltiplas cores em uma única lesão confere maior suspeita de câncer de pele!

D - Diâmetro: avaliar o tamanho em milímetros de uma lesão. As lesões de diâmetro acima de 6 mm são mais suspeitas de câncer de pele !

E - Evolução: avaliar se houve mudanças ao longo do tempo, das características de uma lesão, como: sensação de dor, sangramento, coçeira, feridas superficiais, dentre outras alterações. Qualquer informação adicional observada pelo paciente na sua evolução é sempre muito valorizada na hora da consulta dermatológica.



ATENÇÃO:
A regrinha do ABCD serve para levantar suspeitas! 
"Não significa que se você encontrar uma pintinha estranha na pele já seja câncer!   
A análise de qualquer lesão suspeita pelo médico dermatologista é primordial para se fazer o diagnóstico correto!
As condutas pertinentes a cada paciente serão tomadas e orientadas de acordo com cada lesão pelo especialista."

Existem vários tipos de câncer de pele. O MELANOMA é o tipo histológico mais agressivo e preocupante, pois pode gerar metástases! Sua prevenção é extremamente importante e sua detecção em estágios precoces influencia bastante no sucesso do tratamento.

Portanto, agora que já conhecem a regrinha do ABCDE....
Incentivo a todos fazerem o AUTO- EXAME da pele periodicamente.
Além disso, vamos prestar mais atenção na pele dos nossos pais, avós, filhos, sobrinhos, maridos, namorados e até mesmos dos nossos amigos mais próximos.

Um alerta para o câncer de pele pode vir até mesmo durante um ato de carinho atencioso na pele daqueles que amamos ... 

Até breve,

Dra. Patricia Craveiro


0 Comentários