BLOG
BLOG DA PATRICIA

Ai, ai, ai....  Eu não gosto nem de pensar nesse tipo de coisa ....

Mas o calor vem chegando com tudo e é extremamente importante falarmos a respeito!

Sabemos que muita gente exagera ou simplesmente se descuida, daí vem a tragédia : A conhecida queimadura na pele ocasionada pelo Sol !

Pimentão... Pimentinha... Camarão... Tanto faz o apelido...



É importante saber que a queimadura é fator de risco para o aparecimento do Melanoma.

"Os danos provocados pela queimadura solar são MUITO MAIORES do que a exposição contínua ao Sol no dia a dia, pois a queimadura aumenta bastante o risco de câncer tipo melanoma, o mais fatal dos tumores de pele".

Além disso, o desconforto causado por esse tipo de lesão chega a ser insuportável em alguns casos. Pode haver desde vermelhidão, ardência, dor, descamação e até mesmo bolhas na pele, acompanhadas muitas vezes de desidratação e sintomas sistêmicos de hipovolemia. A hospitalização as vezes é necessária devido a insolação, principalmente em crianças.

Embora todos já saibam que o melhor remédio é a PREVENÇÃO, quando o "mal" já ocorreu, existem medidas paliativas para amenizar o desconforto e melhorar o processo de recuperação da pele.



Segue algumas dicas de cuidados em caso de queimaduras na pele pelo Sol:

- Prefira banho de água fria e bem rápidos no primeiro dia, pois ajuda a diminuir a dor. Pode até tomar mais de um banho se for preciso para refrescar a ardência na pele. Ou usar compressas de agua fria nos locais mais ardidinhos... ( Evite banhos muito quentes ou demorados, porque eles estimulam a sensação dolorosa ).

- Aplique muito hidratante e cremes calmantes, sempre opte por produtos neutros, hipoalergênicos, sem álcool na composição e sem perfume preferencialmente.

- No rosto, principalmente, um ótima opção é borrifar Agua Termal, que ajuda bastante a acalmar a pele!

- Sempre consulte um médico na emergência se a dor for muito intensa ou aparecer bolhas na pele. Ele vai avaliar o grau da queimadura e prescrever medicamentos específicos ou encaminhar ao especialista dermatologista para acompanhamento ambulatorial se necessário.

- Fique bem atento a sinais de herpes na pele, pois é muito comum aparecer recidiva de herpes devido a queda da imunidade na insolação. O seu tratamento precoce é essencial para encurtar o tempo de duracão das lesões  ativas.

- Recomenda- se ingerir bastante AGUA por via oral, cerca de 2 a 3 litros por dia, para repor as perdas cutâneas que ocorrem devido à lesão da barreira cutânea pela queimadura, que fica mais permeavel à agua, podendo gerar desidratacão e distúrbios de eletrólitos.

- Se estiver viajando ou passeando durante este período da queimadura cutânea, fuja do Sol o máximo possível, por favor !! ( Se não aguentar ficar longe das atividades de lazer já programadas, use camiseta, boné e aplique bloqueador solar constantemente)

- Um alerta:  jamais passe "pasta de dente" na pele queimada, nem "margarina", chás ou emplastros de ervas, nem álcool, nem utilize nenhum tratamento estranho. ( Sério, existe louco pra tudo... E a gente sabe que tem sempre um "espírito de porco" se dizendo expert no assunto por perto para ensinar coisas erradas quando a pele está super sensibilizada e precisa de cuidados adequados... Melhor procurar um médico !  )

-  Mais uma dica: nunca, nunca mesmo retire as casquinhas da pele caso tenha descamação, pois pode propiciar infecções bacterianas e feridas mais complicadas de tratamento.

-  Outra dica quando a ardência está forte e o acesso a uma emergência é difícil, é recorrer a uma mistura caseira usada antigamente para aliviar assaduras de bebês, a chamada pasta d’água. ( A receita é jogar água filtrada num recipiente, colocar um pouco de maizena e passar a solução diluída na pele ). Isso não tem contra indicações, e pode aliviar um pouco o desconforto, pelo menos até conseguir consultar um profissional de saúde.

Todos estão cansados de saber, mas vamos enfatizar.... O melhor mesmo é prevenir o problema evitando o asol entre as 10h e as 16h e, mesmo em horários permitidos, usar sempre protetor solar, boné, camiseta e calçados.

Cuide com carinho da sua pele!


Até breve,

Dra. Patricia Craveiro




0 Comentários