BLOG
BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

O calor está chegando e o hábito de frequentar piscinas nesta época do ano pode gerar para as loiras uma consequência não muito adorável: o terrivel cabelo esverdeado.



Quando chega o verão, muitas mulheres apostam em madeixas mais claras para combinar com o brilho do sol, optando por fazem luzes e reflexos nos cabelos, e isso acaba danificando um pouco a estrutura fios, que ficam ressecados e fragilizados. Daí, após uma temporada cheia de banhos de piscina, o pigmento esverdeado pode se instalar nos fios capilares mais claros.
São os fios de cabelo mais clarinhos, tanto os naturalmente loiros quanto os descoloridos ou tingidos artificialmente, os que mais absorven este pigmento.
Vamos esclarescer algo interessante que a maioria desconhece: Não é o cloro da piscina o responsável por esse efeito incrível Hulk !
O que causa essa tonalidade é o "sulfato de cobre", um composto usado no tratamento da água com função algicida ( ou seja, evitando a proliferação de algas ). É o cobre que provoca a cor esverdeada! E quando ele se fixa nos cabelos claros, essa cor fica mais evidente.
Alguns produtos, como por exemplo shampoos, prescritos por dermatologistas podem reverter esse efeito desagradável capilar!
Quem já passou por isso sabe como é chato quando acontece.... Não é necessário usar tinturas ou tratamentos agressivos para camuflar a cor do fio capilar, nem mesmo é preciso se desesperar, pois tem solução!  O tratamento do fio envolve a prescrição de produtos de acordo com a análise prévia da estrutura capilar.

Deseja evitar esse efeito esverdeado típico do verão? Segue algumas dicas importantes de prevenção:

- As pessoas de cabelos loiros devem sempre manter os fios bem hidratados e bem cuidados.

- Recomendamos evitar a piscina 2 semanas após a coloração ou luzes, mechas e reflexos. ( As cutículas ficam abertas após a coloração e, com isso, o pigmento "esverdeado" entra com mais facilidade nos fios ).

- Manter o costume de hidratá-los bem durante toda a temporada de piscina, pode ser utilizado produtos leave in ( cremes sem enxágue ), inclusive recomendamos ter preferência por aqueles que possuem proteção solar na composição.

- Dar pausa no uso de secador, chapinha e baby liss.
- Um dica super importante: “Molhar o cabelo com agua normal de chuveiro antes de entrar na piscina pode ajudar, pois assim os fios já ficam saturados de água e não absorvem tanto a agua contendo o sulfato de cobre.
-Outra dica valiosa é aplicar nos fios uma camada de creme sem enxágue contendo filtro solar em sua composição antes de entrar na agua ( já existem excelentes produtos capilares com filtro solar no mercado ).
Esses hábitos preparam o cabelo, atuando de forma preventiva ! Além disso deixam os fios mais resistente e diminuem os riscos do pigmento verde penetrar na haste capilar.
Existem algumas receitinhas alternativas caseiras e muito populares e até, digamos, "malucas" , ja conhecidas por muitas pessoas, que nem sempre dão resultado e podem até mesmo piorar a situação  ( por exemplo deixando manchas multicoloridas ) ou enfraquecer ainda mais os fios!
É sempre indicado procurar um profissional !
Os dermatologista utilizam de seu vasto conhecimento em Cosmiatria para propor tratamentos, fiquem tranquilas que os fios de cabelo verdes têm solução !
E mais uma coisa.... Aconselho sempre ter um bom cabeleireiro, que você confie muito por perto, para recorrer em caso de necessidade! 
Ate mesmo as crianças loirinhas que praticam natação com frequência podem apresentar esse efeito esverdeado desagradável nos fios! Em breve começam as ferias escolares no final do ano com maior exposição dos nossos pequeninhos aos ambientes aquáticos, assim a frequência dessas queixas se tornam frequentes no consultório do dermatologista. Cuidado pois o cabelinho frágil das crianças não suporta química ou tratamentos intempestivos! 
Ainda ressalto que os fios muito descoloridos e muito danificados por química também precisam de cuidados mais cautelosos! 
Cuidar dos cabelos faz parte da rotina de cuidados pessoais !
Aproveite o calor, as piscinas e o verão cuidando não só da pele, mas também dos cabelos !

Até breve,

Dra Patricia Craveiro


0 Comentários