BLOG
BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

A American Academy of Dermatology reconhece as linhas de expressão ocasionadas pela postura viciosa durante o sono como "Sleep Lines" ( Rugas de Dormir ).


Dormir de lado ou de bruços ou ficar deitada em uma mesma posicão por muito tempo causa contratura de músculos específicos e uma compressão na superfície da pele, aparecendo assim alguns sulcos visíveis no colo, pescoço e face.

Acordar pela manha e perceber que algumas áreas do rosto, pescoço e do colo principalmente estão marcadas por sulcos é um indício que mais cedo ou mais tarde essas ruguinhas ficarão permanentes na pele. 

É bem frequente vista no colo feminino ao acordar, podem até amenizar seu aspecto ao longo do dia, desaparecendo pela drenagem postural da circulação até o entardecer, mas com o tempo se tornam fixas e cada vez mais evidentes e profundas! 

Essas linhas de expressão se agravam com a própria evolução do envelhecimento, geralmente aparentes após os 40 anos de idade, devido a perda natural e progressiva de fibras colágenas e elásticas que modificam a estrutura da cútis e geram flacidez. São influenciadas pela diminuição hormonal, fatores ambientais como cigarro, exposição solar e má alimentação.

Dormir de costas é a maneira mais prática para evitar as "sleep lines", mas nem sempre esta posição é adequada, e não aconselhamos esta postura de dormir para a coluna, pois pode gerar dores e piorar ou provocar apnéia respiratória e roncos. 

Assim, aconselhamos tratamentos de prevenção com massagens matinais com hidratantes para ativar a circulação sanguínea nessas áreas, com movimentos de drenagem linfática, aliados à aplicação de bons cremes de rejuvenescimento noturnos. 

Quando já estão muito evidentes, existem tratamentos mais intensivos com modernas técnicas dermatológicas da atualidade.

Os tratamentos dermatológicos das "Sleep Lines" são sempre bem vindos e ajudam bastante a manter a aparência saudável e jovem da pele.

Os cremes são formulados com substâncias antioxidantes, hidratantes, ácidos, além de outras de ação reparadora, promovendo mais viço e luminosidade à cutis. 

Vale ressaltar que os tratamentos com Laser de CO2 ativam bastante a formação de colágeno, tanto em rosto, pescoço e colo, promovendo uma melhora da qualidade da pele. Atua amenizando a flacidez e o aspecto enrugado dessas marquinhas.

O ideal é associar técnicas de tratamento para melhores resultados, além do laser de CO2 são empregados métodos como a aplicação de toxina botulínica ( Botox) e os skinboosters ( uma hidratação injetável de acido hialurônico na derme que promove uma biorevitalização da pele ).

O pescoço e o colo, muitas vezes esquecidos na rotina de cuidados diários, merecem atenção especial principalmente quando os sulcos começam a ficar mais evidentes. Estas regiões são muito beneficiadas desse arsenal de terapêutica que mencionamos.

Vamos incluir na nossa rotina diária os cuidados de prevenção e tratamento das "Sleep Lines"!

Cuide com carinho da sua pele.... Essencial é estar bem!


Até breve,


Dra. Patricia Craveiro




0 Comentários