BLOG
BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

A quantidade adequada de filtro solar a ser aplicada na pele influencia de maneira significativa na ação do produto. Muitas pessoas usam de forma inadequada e a fotoproteção acaba sendo comprometida. 

Os riscos da radiação solar UVA e UVB na pele são perversos, podem provocar desde queimaduras, manchas solares, melasma e neoplasias cutâneas. O melanoma é o câncer de pele mais temido, devido o seu potencial agressivo, e merece constantes atitudes de prevenção por parte da população.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia ( SBD ) têm feito enorme esforço de conscientização da população, veiculando na mídia diversos anúncios e campanhas anualmente. Recentemente, ela lançou o "Consenso Brasileiro de Fotoproteção", disponivel para consulta no site da SBD, um material excelente informativo escrito por dermatologistas e estudiosos sobre o assunto.

Considera-se por estudos em laboratório que para manter o FPS ( Fator de Proteção Solar) descrito do rótulo do protetor solar, o ideal é aplicar uma quantidade de produto equivalente a 2 mg em cada centímetro quadrado de pele.

Como tornar isso mais prático para a rotina do dia a dia ?
As medidas culinárias podem nos ajudar!

Vamos conhecer a regrinha das colheres de chá...

(Cada colher de chá tem cerca de 5 ml, esta é uma medida culinária padronizada)








As colheres de chá são apenas uma maneira prática e vale para um adulto médio de 60 a 70 kg. 
Assim, uma adulto precisa em média de 9 colheres de chá cheias de filtro solar para cobrir a pele corporal em cada aplicação.

Lembro a todos que o "BOM SENSO" é o nosso amigo mais importante na hora de aplicar o protetor na pele!

Atenção: Independente de qualquer regrinha prática, recomendo que o filtro solar seja sempre aplicado em camada generosa em toda a superfície da pele, para realmente protejer da radiação solar. E não se esqueçam de aplicar nos cantinhos do corpo, como orelhas, axilas, dorso de pés, mãos e nuca. 

Além disso, é importante reaplicar o filtro solar em quantidades igualmente generosas a cada 2 horas quando estamos expostos ao sol em piscinas, praias e atividades ao ar livre, mesmo em dias nublados. Reaplicar também ao suar muito, após mergulhos na água ou banho de chuveiro, e ao secar a pele úmida na toalha.

Aproveite o verão e o Sol com responsabilidade!


Até breve,

Dra Patricia Craveiro


Fonte para consulta : Consenso Brasileiro de Fotoproteção / Sociedade Brasileira de Dermatologia.






0 Comentários