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BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

A luteína é um carotenoide, importante antioxidante que possui efeitos benéficos na pele prevenindo o envelhecimento celular e protege ainda dos efeitos da luz azul que pode manchar a cútis e piorar o melasma por exemplo. ( A luz emitida pelas telas de TV, computadores e monitores contém luz azul, que penetra nas camadas mais profundas da pele ).
Além disso, a luteina atua prevenindo o processo de degeneração macular relacionado à idade        ( DMRI ), uma das principais causas de cegueira no mundo, atingindo a população acima dos 55 anos de idade. ( A DMRI é uma doença degenerativa e progressiva que atinge principalmente a área central da retina, a mácula, responsável pela focalização e nitidez das imagens ).
A ingestão oral de luteína pode ser feita através do consumo de alimentos ou por suplementação do mesmo em cápsulas. Existem atualmente diversos suplementos prontos em farmácias, conhecidos como nutricosméticos, que contém este ativo na sua composição.


Recomenda-se consumir no mínimo 10 mg de Luteína por dia para ter os seus benefícios na pele e manter a saúde ocular.
Couve, Espinafre e Brócolis são os mais ricos em Luteína. 
Vamos incluí-los na nossa dieta com mais frequência?
Basta comer por dia: 
1 xícara de couve (crua ou cozida), ou
1 xícara de espinafre ( cozido ), ou 
3 xícaras de brócolis ( cozido ).

Veja os alimentos ricos em luteína e a quantidade (em mg) por porção:

Couve (cozida): 33.8 mg / 1 xícara
Couve (crua): 22.1 mg / 1 xícara
Couve portuguesa (cozida): 17.2 mg / 1 xícara
Espinafres (cozida): 15 mg / 1 xícara
Espinafres (frescos, crus): 6.7 mg / 1 xícara
Brócolis (cozida): 3.4 mg / 1 xícara
Milho (cozido): 2.9 mg / 1 xícara
Ervilhas (enlatadas): 2.3 mg / 1 xícara
Alface: 1.5 mg / 1 xícara
Milho (enlatado): 1.4 mg/ 1 xícara
Ovos: 0.5 mg / 2 médios
Feijão verde: 0.76 mg / 1 chávena
Polpa de laranja (concentrado congelado): 0.50 mg / 340 gramas
Laranja: 0.49 mg / 2 médias
Mamão Papaia: 0.45 mg / 2 médios
Tangerinas (frescas): 0.40 mg / 2 médias

A alimentação rica em legumes, hortaliças e frutas tem excelente efeito antioxidante e ajuda a manter você sempre bonita e saudável.

Converse sempre com o seu médico para orientar qualquer suplementação oral com cápsulas. 

Até breve, 

Dra Patricia Craveiro.

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