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BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

A síndrome das unhas frágeis é uma alteração inespecífica que se caracteriza por diminuição da resistência ungueal. No entanto, antes de simplesmente se contentar que as suas unhas são frágeis, deve-se descartar com o dermatologista outras causas orgânicas que podem afetar as unhas e merecem tratamentos específicos. 

As unhas frágeis afetam até 20% da população, principalmente do sexo feminino. Suas causas ainda não foram completamente elucidadas, mas acredita-se que a síndrome tenha origem tanto vascular, quanto física ou traumática

Inclua o AMENDOIM na sua dieta... Fica a dica !!



A alimentação saudável pode ajudar a fortalecer as unhas, através da ingestão adequada de BIOTINA.

A BIOTINA é também conhecida como vitamina Hvitamina B7 ou vitamina B8.

Ela é uma vitamina hidrossolúvel e funciona também como uma coenzima. É reconhecida cientificamente a sua atuação no mecanismo fisiopatogênico que regula a formação da pele, cabelos e unhas.

A biotina pode ser adquirida através de muitos alimentos e da fermentação de bactérias intestinais. 

O organismo humano é incapaz de sintetizar suficiente biotina na sua forma ativa absorvível. Portanto, ela tem de ser suplementada através da alimentação. 

Em alguns casos, pode ser prescrita pelo dermatologista a suplementação através do seu uso oral em cápsulas, sempre de acordo com a necessidade e a avaliação clínica do médico especialista. A auto-medicação deve ser evitada! 

Lembro que podemos fazer a nossa parte ingerindo os nutrientes por meio de alimentos naturais, suplementando desta forma a biotina com o auxílio da boa alimentação. 

Não há uma RDA ( recomendação diária de administração ) oficial para ingestão da biotina, mas sugere -se que 30 mcg por dia é uma quantidade apropriada para um adulto.

Segue dicas de alimentos que possuem biotina:



                                          TABELA DE CONTEÚDO DE BIOTINA NOS ALIMENTOS

ALIMENTOS                                                                                                                     PESO                   BIOTINA                      

                                                                                                                                         (gramas)                 (mcg)      

Amendoim ***

72  

73  ***

Avelã

68

51

Amêndoa

78

34

Noz picada

60

11

Isolado de proteína de soja

28,4

8,5

Ovo cozido

48 - 50

8,1

Castanha de caju

65

8

Iogurte com pouca gordura

245

7,4

Batata-doce

128

5,5

Acelga cozida

88

5,3

Salmão cozido

100

5

*** alimento mais rico em Biotina 



Percebam que o AMENDOIM é um dos alimentos mais ricos nesta vitamina!  

Vamos lembrar da importância do amendoim, tão comum nos petiscos e nas sobremesas deliciosas da nossa culinária brasileira! Consuma com moderação pelo seu alto teor calórico !

Outras opções de alimentos também ricos em biotina são bem- vindos na dieta !! 

Atenção : O consumo de clara de ovo crua induz à deficiência da biotina, pois a avidina (proteína da clara) se liga à biotina, impedindo a sua utilização pelo organismo. 

A alimentação saudável e equilibrada pode auxiliar na beleza da pele, cabelos e unhas!



Consulte sempre o seu dermatologista para esclarecer quaisquer dúvidas sobre desordens ou alterações das unhas! 

Até breve,


Dra Patricia Craveiro. 



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