quarta-feira, 10 de junho de 2015

Saiba mais sobre a "Dermatite Atópica"...

BLOG DA PATRICIA CRAVEIRO

Dermatite Atópica é uma doença crônica comum da infância e muito frequente no inverno.
Ela causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.

Acomete geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de atopia (por exemplo: asma, rinite alérgica ou dermatite atópica).  Essas três doenças são conhecidas como as doenças atópicas ou triade atópica.

A causa exata da Dermatite Atópica é desconhecida. No entanto, atualmente se sabe que não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária.

Uma criança que tem um dos pais com uma condição atópica tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Já uma criança com os dois pais com doença atópica, tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica.


Na infância, as lesões de pele são avermelhadas e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e adultos, as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como as flexuras de pescoço, cotovelos e atrás dos joelhos. Em casos mais graves, a Dermatite Atópica pode aparecer de forma mais difusa e generalizada.




A pele seca é a característica principal e representa um dos fatores que mais contribuem para a piora da Dermatite Atópica.

Para prevení- la, deve-se tomar certos cuidados na hora do banho, que deve ser rápido, com água morna, evitando-se o excesso de sabonetes e buchas.


hidratação da pele é essencial, principalmente nos três minutos logo após o banho, antes que a água que está na pele se evapore, quando a absorção cutânea é mais efetiva. 

Fonte de consulta:
AADA (Associação de Apoio à Dermatite Atópica). 
www. aada.org.br

Cuide com carinho da pele de suas crianças e consulte sempre o dermatologista para maiores orientações ou condutas.

Até breve,

Dra.Patricia Craveiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário