BLOG
Quem gosta de aproveitar as férias na praia vale ai um alerta: cuidado com os “perigos” que vem do mar. No verão, acidentes com águas-vivas e ouriços são bastante comuns. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados com esses animais, fazer o tratamento correto para não agravar o problema e  acabar com o passeio na praia.
É justo nesta época que as águas-vivas se reproduzem, por isso aumento de registros de banhistas “queimados” durante o verão. Esse animal é transparente e a presença dele nem sempre é percebida por quem está na praia. Mas quando atinge a pele, causa um sofrimento dificil de esquecer.
Os tentáculos da água-viva soltam um veneno, que penetra na pele e causa dor, ardência e vermelhidão, sintomas bem parecidos a uma queimadura. Por isso, muita gente diz que foi “queimado” por uma água-viva.
O primeiro passo é sair do mar assim que sentir o desconforto. Depois, é preciso lavar o local com a água do mar mesmo. Não esfregue a área afetada. Nunca use água doce nem urina! A água doce pode liberar mais veneno e agravar o problema! 
Outra medida bastante eficaz é limpar a região afetada com vinagre, pois ajuda a inibir a ação do veneno. Veja se há na pele pequenos tentáculos e retire com a ajuda de uma pinça. Feito isso a ardência vai passar e a marca vai sumir com o tempo. Em quadro mais graves, procure sempre ajuda médica.
Para não ser atingido por água-viva, evite praias onde a incidência deste animal é grande. E nunca toque numa delas. Mesmo naquelas que ficam na areia e parecem estar mortas. 
O perigo não vem só da areia, mas também das pedras, onde ficam os ouriços do mar. Esses animais são cobertos por espinhos, cheios de veneno. O risco é pisar em um deles. Se isto acontecer, o ideal é tirar o espinho com todo cuidado, para não quebrar dentro da pele e colocar água quente. Assim o veneno do ouriço perde a eficácia. E nos casos mais graves, vale a pena reforçar: sempre conte com ajuda de um médico.
Se você tomar todos os cuidados, o passeio na praia vai ser uma recordação gostosa de guardar! Curta o verão sem preocupações! 

0 Comentários