BLOG
Unhas bonitas, coloridas, quem não gosta? Muita gente troca de esmalte como troca de roupa e nem repara na saúde das unhas! Perceber se as unhas  estão fracas ou quebradiças, mas as manchas brancas, os tons arroxeados e ondulações é importante porque pode ser um alerta para mostrar que nossa saúde não anda bem.
A carência de vitaminas também reflete nas unhas. Quando há falta algum tipo de vitamina no corpo, como a C, por exemplo, a produção de alguns hormônios pode ser afetada, assim como a fabricação de queratina, deixando as unhas com um aspecto diferente do saudável. No caso da diabetes, por exemplo, as unhas crescem avermelhadas e cheias de ondulações.  Já pacientes com anemia ficam as unhas ficam secas, quebradiças, opacas, côncavas. Mas é importante lembrar que só um dermatologista pode dar o diagnóstico!
Outro cuidado é quem usa esmaltes com muita frequência é sempre bom deixar a unha sem pintar pelo menos uma semana por mês. O esmalte pode ressacar e enfraquecer as unhas. Se você não conseguir fazer esse intervalo, espere de dois a três dias para usar o esmalte novamente.
Outra orientação é com a higiene na hora de fazer as unhas. Se você frequenta manicure utilize seu próprio material. Isso evita infecções, micoses e até doenças mais graves como a hepatite B.
Se você mexe muito com água ou produtos de limpeza, use luvas!

ALONGAMENTO
A onda entre as mulheres é alongar as unhas! Muitas tem usado versões  em gel ou acrílico, que prometem deixar as unhas bonitas por mais tempo. É preciso pensar além da beleza para não colocar a saúde em risco.
Primeiro é preciso é ter certeza de que você realmente pode fazer alongamento. Quem tem alergia a alguma substância química, ou alguma infecção na unha deve evitar. O alongamento pode piorar o problema. Outra recomendação é não usar essa técnica por muito tempo. Dá para ficar bonita e na moda sem prejudicar a saúde das unhas! Até a próxima!

0 Comentários