BLOG
Você já teve aquela sensação que seu cabelo não sai do lugar? Parece que não cresce de jeito algum? Muita gente sofre com isso: o cabelo demora muito para crescer e parece não mudar de comprimento. A falta de crescimento dos fios pode vir de uma série de fatores: desde o uso abusivo de químicas até o estresse.

O primeiro passo é descobrir se não é só uma impressão de que seu cabelo não cresce. Se não for isso vale a pena investigar.

Se você abusa de escovas, chapinhas, alisamentos, descolore muito os fios ou fica com o cabelo exposto ao sol sem proteção tem uma grande chance do seu cabelo não crescer mesmo. É quando a gente maltrata o cabelo pode ocorrer a quebra da haste capilar: os fios ficam fracos. Se eles arrebentam e quebram com facilidade, os cabelos não conseguem alcançar um comprimento maior. 

A falta de vitaminas no organismo também interfere. Alguns compostos como biotina, zinco, vitaminas do complexo B, ferro e aminoácidos – como cistina, cisteína – são essenciais para preservar e fortalecer os fios.

É importante também ter atenção ao que você come! A má alimentação causa queda dos fios, pode deixar o cabelo escasso e com pouco volume. Algumas deficiências nutricionais estão associadas à fragilidade dos fios. Além disso,  doenças que não têm cunho nutricional podem ser agravadas, como alopecia, que é a perda de cabelos ou pelos em uma determinada parte do corpo.

Outros fatores são as doenças metabólicas, como a obesidade,  e alterações hormonais, como a menopausa.

ESTRESSE

O estresse também é um obstáculo para o crescimento dos fios.  O estresse influencia na formação de radicais livres, que são moléculas que oxidam as células, causando maior risco de queda das madeixas. Passe longe do cigarro e do álcool: eles danificam as células saudáveis e interferem bastante na saúde dos seus cabelos.

Pacientes com queda ou dificuldade de crescimento das madeixas têm de passar por uma avaliação médica. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são os maiores aliados à saúde e a beleza dos fios.

0 Comentários