BLOG

A busca pelo liso perfeito pode colocar a saúde em risco. É preciso tomar cuidado! Desde 2009, a Anvisa proíbe o uso de formol em processos químicos, como alisamentos. O formol é muito perigoso e provoca irritação, tosse, falta de ar, coceira, queimadura, descamação do couro cabeludo e até queda de cabelo. Mesmo assim, essa substância pode estar disfarçada com outro nome nos produtos. Por isso, é muito importante ler os rótulos das embalagens.
Não são apenas os produtos para alisamento capilar que contêm formol, a substância também aparece em produtos para unhas (esmaltes, colas, removedores de esmalte e cutícula), cola para cílios postiços, sabonete líquido e em barras, desodorantes, cremes para a pele, cosméticos em aerossol, enxaguantes bucais, e até em cremes e shampoos para crianças.
O que ocorre é que ele aparece "disfarçado" atrás de nomes que o cliente é incapaz de identificar como sendo formol.

Como descobrir

Para descobrir se o produto que você usa contêm formol 'disfarçado', a grande sacada é ler atentamente os rótulos. É comum aparecer na composição dos produtos o "Methylene Glycol" (Metileno Glicol), que nada mais é do que "formol líquido”. Em cremes alisantes também é comum encontrar Ácido Glioxílico, que aparece na composição como Glyoxylic Acid. Procure nas embalagens também os seguintes ingredientes, que são variações de formol:
           
  • ·         Methanal (Metanal)
  • ·         Ácido glioxílico
  • ·         Óxido de Metileno
  • ·         Oxymethylene (Oximetileno)
  • ·         Methylaldehyde (Metil aldeído)
  • ·         Oxomethane (Oximetano)
  • ·         Formalina (Formalin)
  • ·         Aldeído Fórmico

Quando for fazer qualquer procedimento químico no salão, a dica é ficar atenta ao rótulo dos produtos que o profissional vai usar no seu cabelo. Não deixe de ler também a composição de shampoos, condicionadores e máscaras. Vai cuidar dos cabelos? Procure saber se o produto é aprovado pela Anvisa.  Leia sempre o rótulo e, em caso de dúvida,  consulte um dermatologista.  Até o nosso próximo encontro!

0 Comentários