BLOG

O slime é a mais nova sensação das crianças. Na internet, o que não faltam são as receitas para dar forma e colorido a essa massinha. E elas adoram misturar! A base é cola branca, creme de barbear, água boricada. Mas a garotada sempre inova: glitter, corante e bórax. É ai que os adultos têm que ficar de olho nessa brincadeira.
O bórax por exemplo pode causar irritação. Ele é a matéria-prima de alguns produtos de limpeza, como sabão em pó para máquina de lavar  e até inseticidas. É uma substância alcalina e pode danificar a camada de gordura protetora da pele e causar lesões, que parecem feridas vermelhas, que coçam e ardem. Pode causar até dermatite de contato, que é uma reação que parece uma queimadura e causa descamação.
Além disso, o contato com o bórax em quantidades acima do recomendado pode causar problemas como cólicas estomacais, vômitos, diarreia e irritações nos olhos. Diluído em água, os riscos do bórax são  menores.
Outros ingredientes, como bicabornato de sódio, espuma de barbear, shampoo e detergentes também podem causar problemas, já que combinados também podem causar irritações em peles sensíveis.
Os pais têm que ficar atentos às crianças que têm alergias ou dermatite atópica porque a pele delas são mais sensíveis. Podem surgir o eczema, que são pequenas placas vermelhas que coçam e causam sensação de ardor.
Sujeira
Além dos ingredientes do slime, também é necessário prestar atenção ao contato da massinha com a sujeira. Caso a criança não perceba e coloque o slime em contato com boca ou olhos pode ter risco de contaminação. Se isto ocorrer, procure sempre um dermatologista ou alergista para uma avaliação. É importante cuidar da saúde, mesmo na hora da brincadeira!

0 Comentários